Os 5 Mandamentos para toda criança comer bem

Criando os mandamentos

Quando eu escrevi meu livro ele apresentava 10 mandamentos. Apesar de serem ótimos, depois de um tempo percebi que vocês precisavam de algo mais concreto, mais palpável, para trabalhar com as crianças no dia a dia. Surgiram então os 5 mandamentos para toda criança comer bem!

1. Comer sentado a mesa

Não é incomum eu ver crianças sentadas no sofá, no chão, na cama. Em muitas casas que eu visito, a mesa de jantar é um móvel decorativo - só é usado em dia de festa. Devo dizer que na minha casa meus filhos fizeram questão de me ajudar a escolher em qual mesa iríamos compartilhar momentos de descobertas deliciosas, outras nem tanto, de conversas olho no olho, de puxões de orelhas, de afagos, enfim, onde iríamos compartilhar nossas vidas e nossa saúde.

2. Comer sem distrações

Se no mandamento 1 eu falo sobre compartilhar momentos incríveis, isso não é possível se a televisão, o tablet e o celular estiverem ligados distraindo nosso cérebro pra algo que não é o foco no momento.

3. Comer sozinho / fazer o próprio prato

É preciso estimular a autonomia das crianças, elas gostam disso e muitos dos "não" delas são só pra se impor. Então, que tal deixar elas exercitarem a independência na hora das refeições? Não tem problema caso sujem a mesa ou a si próprias, pois faz parte do aprendizado de comerem e se servirem sozinhos. Além do mais, não tem problema nenhum pedir para os pequenos ajudarem a limpar depois. Olha a autonomia e a independência deles aí.

4. Ter e comer 5 cores no prato

Colocar 5 cores no prato e comê-las significa ingerir nutrientes diferentes. O nosso organismo adora novidades saudáveis.

Saiba mais

5. Experimentar novos alimentos

Quanto mais alimentos as crianças experimentarem, mais chances elas têm de gostar e, consequentemente, facilitar o cumprimento do 5º mandamento. O mais importante aqui é encorajar a criança a provar, afinal, ela não precisa gostar -ninguém gosta de tudo, mas também ninguém não gosta de nada. Ofereça o mesmo alimento de várias formas diferentes: cru, assado, purê, ensopado, suflê.

Siga-me nas redes