História

Cuidar das escolhas: quem sou e o que faço

Cuidado talvez seja a palavra de maior importância pra mim. Cuidar é parte fundamental no que faço.

Meu nome: Gabriela de Mattos Gonçalves, conhecida como Gabriela Kapim, mas rapidamente, vira só Kapim. Acreditem: eu ADORO! É minha marca pessoal e profissional.

Sou formada em Nutrição na USU - Universidade Santa Úrsula/RJ. Quando lá cheguei, pensava em trabalhar com esporte, fui atleta, durante muito tempo, e sempre AMEI fazer atividade física, até hoje faço atividade pelo menos 3 vezes por semana (entre capoeira, saltos ornamentais, bike, natação, corrida...) alguma coisa eu faço... mas não me coloque dentro de uma academia que eu não consigo...

Enquanto fazia o curso de Nutrição, comecei a dar aulas de capoeira para crianças: esta experiência me fez descobrir o mundo encantador das crianças e como é incrível o poder que elas têm de ver a vida de um jeito tão simples e com uma lógica tão mais inteligente que a nossa, na maioria das vezes. Daí em diante, entendi que estar com esses pequeninos me faria muito bem, da mesma forma que eu poderia fazer bem a eles, com meu trabalho e minhas escolhas - é o que tenho feito, há mais de 15 anos.

Para cuidar bem dos pequenos, fui percebendo que era preciso também cuidar dos adultos que estão em volta deles. Comecei, então, a estender meu trabalho para a casa deles. Mudar hábitos alimentares, mexer na cozinha, orientar nas compras de mantimentos, organizar despensas, orientar e ensinar os pais, cozinheiras e muitas vezes, até os avós. Embora dê muito trabalho e seja uma reviravolta na rotina, dá certo.

Como contei lá no início - que eu gosto mesmo é de cuidar -, escolhi ajudar as pessoas a entenderem que o cuidado com as nossas escolhas faz toda a diferença para a nossa saúde, não somente agora, mas agora, daqui a 10, 20, 30 anos, para a vida inteira.

É comum dizermos que cada escolha tem sua conseqüência, e é isso mesmo... Ter saúde é consequência do cuidado com escolhas conscientes e saudáveis.

Siga-me nas redes